Foto: Freepik
A cidade de Farroupilha confirmou nesta sexta-feira (12) seu primeiro caso importado de dengue em 2024. O paciente, residente no bairro Centenário, começou a apresentar sintomas da doença após retornar de viagem, cujo destino não foi especificado pela administração municipal. A dengue foi confirmada através de um teste rápido NS1, mas o estado de saúde do paciente ainda não foi divulgado.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Como medida preventiva, a Secretaria Municipal da Saúde de Farroupilha planeja realizar uma ação de combate ao mosquito transmissor da dengue na região. Esta ação incluirá a aplicação de fumacê, uma técnica de controle por meio de pulverização. A operação está agendada para segunda-feira (15), a partir das 19h, e será realizada no quarteirão onde o caso foi identificado.
A área de atuação do fumacê inclui a região próxima à empresa Maltec, localizada na RS-122, seguindo pela Rua Serapião Floriano Prado até as proximidades da esquina com a Rua José Tossin. Durante a ação, recomenda-se que os moradores permaneçam em suas casas por pelo menos uma hora e prendam os animais de estimação, visto que o produto utilizado no fumacê é tóxico e pode causar náuseas, vômitos e mal-estar geral.
A operação contará com o suporte da Brigada Militar, e os agentes da Vigilância, devidamente identificados e protegidos, serão responsáveis pela aplicação do produto. Em caso de chuva, a aplicação do fumacê será adiada.