Raul Baretta/ Santos FC.
O Grêmio já definiu sua primeira contratação para a temporada de 2024, o volante Dodi, de 27 anos, que disputou a última edição do Brasileirão pelo Santos. As negociações entre as partes foram concluídas na semana passada, e o jogador deve desembarcar em Porto Alegre nos primeiros dias de janeiro para se apresentar ao clube, possivelmente ao técnico Renato Portaluppi, que está próximo de renovar com o Tricolor.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Segundo informações apuradas pelo GZH, com base no repórter Bruno Flores, o Grêmio adquirirá os direitos de Dodi junto ao clube paulista, e o volante assinará contrato até o final de 2025, correspondendo ao período que ele ainda teria com o Santos. Os valores da transferência ainda não foram confirmados, mas fontes indicam que o Grêmio não precisará desembolsar recursos, pois o Santos também não fez investimento financeiro na contratação do jogador.
Dodi chegou ao Santos no final de 2022, vindo do Kashiwa Reysol, do Japão. Na ocasião, o clube japonês concordou em liberar o jogador gratuitamente para o Santos, mantendo 25% dos direitos econômicos para uma futura transferência. Dodi começou sua carreira no Criciúma e, em 2018, foi contratado pelo Fluminense. Após não renovar com o tricolor carioca, ele se transferiu para o clube japonês.
Na última temporada, Dodi participou de 49 jogos em 2023, mas não marcou nenhum gol. Além de Dodi, o Grêmio também está negociando com o Santos pelo atacante Soteldo, de 26 anos. O venezuelano deve chegar a Porto Alegre por empréstimo de um ano, com o Grêmio assumindo o pagamento integral de seu salário. O Santos, que foi rebaixado para a segunda divisão, precisa reduzir sua folha salarial.