Foto: Getty Image
A partir de sexta-feira (15), o Rio Grande do Sul enfrentará um calor intenso, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC. Segundo a MetSul Meteorologia, as máximas irão variar entre 35ºC e 40ºC, e não se descarta a possibilidade de registros ainda mais altos em algumas áreas.
A MetSul explica que a onda de calor é resultado da chegada de uma massa de ar muito quente que afetará todo o RS e praticamente toda a região Sul do Brasil. Mesmo em regiões serranas, de maior altitude, o calor excessivo estará presente no próximo fim de semana, com temperaturas que podem superar os 35ºC em algumas cidades da Serra.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Essa massa de ar quente se estenderá por vários estados, incluindo o Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste, trazendo temperaturas muito acima da média histórica para o mês de dezembro. No entanto, os maiores desvios em relação à climatologia histórica devem ocorrer no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul.
As temperaturas na faixa dos 40ºC, que são menos comuns nesta época devido à maior umidade do ar, podem ser registradas nos estados do Centro-Oeste. Além disso, o calor intenso, fora do comum para dezembro, também poderá afetar o interior de São Paulo, onde a chuva costuma evitar temperaturas muito elevadas durante a estação seca.