Foto: Pexels
Nesta terça-feira (28) o Rio Grande do Sul voltará a registar chuva. Uma frente fria vinda do oceano está trazendo umidade para o estado, combinando-se com a baixa pressão atmosférica, o que favorece a formação de nuvens carregadas e, consequentemente, precipitações. Nas regiões Metropolitana, Serra, Norte, Noroeste e Central, a chuva pode ocorrer a qualquer momento. Já na Campanha, Sul e Fronteira Oeste haverá muita nebulosidade, com possíveis pancadas de chuva isoladas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas. Um alerta amarelo, válido até as 20h de hoje (27), abrange a Fronteira Oeste e o Norte, com risco potencial de chuva intensa de até 50 mm/h, ventos de 60 km/h e possibilidade de granizo.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Já o alerta laranja, vigente até as 21h de amanhã (28), destaca áreas com maior risco. O Norte, a Serra, o Litoral Norte, as Missões, o Vale do Taquari e o Vale do Paranhana podem enfrentar chuvas intensas de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e granizo.
Os maiores volumes de chuva são previstos para municípios da Serra, como Veranópolis, e do Vale do Taquari, como São Valentim do Sul, com até 48 milímetros. Isso representa cerca de 30% da média histórica para o mês de novembro nessas regiões.