Foto: Pexels
Nesta quarta-feira (22) o Rio Grande do Sul enfrentará um aumento na intensidade da chuva devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica próxima ao litoral do estado. De acordo com a Climatempo, a previsão é de tempestades em todo o estado, com destaque para a região Noroeste.
O alerta afirma que cidades como Ijuí e Nova Candelária possuem risco de queda de granizo. Nas regiões do Vale do Caí e Vale do Taquari espera-se uma precipitação de até 50 milímetros, o que representa cerca de 30% da média histórica de chuva para novembro nessas áreas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja válido até as 15 horas desta quarta devido ao risco de tempestades, abrangendo todo o território gaúcho. Este prevê chuvas de até 100mm, ventos que podem superar os 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.
Os maiores volumes de chuva são esperados para a região Noroeste. Municípios como Tiradentes do Sul e Três de Maio podem receber 72 milímetros de chuva, o que representa aproximadamente 41% da média histórica para o mês de novembro. Em Porto Alegre, a previsão é de até 50mm de chuva ao longo do dia, o que corresponde a cerca de 36% da média esperada para esta época do ano.