Foto: Prefeitura de Barra do Rio Azul
Nas últimas horas, o Norte do Rio Grande do Sul foi atingido por chuvas excessivas. Essas precipitações intensas e de curta duração afetaram principalmente as cidades do Alto Uruguai, resultando em transbordamentos de rios e graves inundações repentinas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, em Tupanci do Sul, moradores de áreas de risco foram evacuados de suas casas que foram atingidas pelas enchentes. Já em Barra do Rio Azul, a área urbana da cidade foi repentinamente inundada por uma torrente de água e lama.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
Outra cidade duramente afetada pelas chuvas extremas nas últimas horas foi Itatiba do Sul. Também há relatos de problemas em Erechim, onde várias estradas rurais estão intransitáveis.
Como estão os acumulados?
Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas, até as 15h desta sexta-feira (3) segundo a MetSul foram os seguintes: 95 mm em Erechim, 76 mm em Fontoura Xavier, 72 mm em Ibirubá, 70 mm em Soledade e Alpestre, 68 mm em Vacaria, 65 mm em Frederico Westphalen, 63 mm em São Luiz Gonzaga e Serafina Corrêa, 61 mm em Viamão, 60 mm em Porto Alegre, 59 mm em Passo Fundo, 56 mm em Santa Rosa e 50 mm em Viamão.
Os volumes de chuva nas últimas 72 horas, no mesmo período, alcançaram valores expressivos: 161 mm em Erechim, 124 mm em Alpestre, 110 mm em Frederico Westphalen, 102 mm em Passo Fundo, 101 mm em Fontoura Xavier, 100 mm em Santo Augusto, 96 mm em Horizontina, 89 mm em Ibirubá, 87 mm em Soledade, 86 mm em Santiago, 84 mm em Santa Rosa, 80 mm em São Luiz Gonzaga e Serafina Corrêa, 79 mm em Vacaria, 74 mm em Palmeira das Missões, 71 mm em Viamão e 68 mm em Porto Alegre.