Foto: Reprodução
A defesa de Daniel Alves efetuou o pagamento de 150 mil euros (aproximadamente R$ 800 mil) à Justiça espanhola como parte de um processo de “atenuante de reparação de dano causado”. Isso pode resultar na redução pela metade da pena máxima que o jogador enfrenta por acusações de abuso sexual de uma jovem. A informação foi divulgada pelo UOL.
A pena máxima por violência sexual na Espanha é de 12 anos de prisão. Recentemente, houve uma mudança na estratégia de defesa do jogador após a troca de seus advogados, com o objetivo de minimizar o tempo de prisão do lateral-direito. Com o pagamento da indenização atenuante, a pena potencial pode ser reduzida pela metade, o que significa que, se condenado, ele poderia cumprir seis anos, tempo que pode ser maior caso a justiça considere outros agravantes.
Por outro lado, caso o jogador seja absolvido, os 150 mil euros serão reembolsados. Se não, segundo o Código Penal espanhol, a quantia será destinada à vítima após a publicação da sentença em caso de condenação.
Em relação ao caso, Alves está considerando a possibilidade de se declarar culpado, também como parte de uma estratégia para reduzir sua pena. O julgamento está programado para ocorrer até o final de novembro.
Desde sua prisão, o jogador mudou sua versão dos eventos várias vezes em relação às acusações de abuso sexual de uma jovem na boate Sutton, em Barcelona, em 30 de dezembro de 2022.