Ricardo Duarte/Internacional
Após a desclassificação da Libertadores, o Internacional volta todas as suas atenções para o Brasileirão, onde enfrenta uma batalha para se manter longe da zona de rebaixamento. O time comandado por Eduardo Coudet enfrentará uma série de cinco confrontos diretos contra equipes que lutam para escapar do Z-4, com o objetivo de se distanciar da parte de baixo da tabela e empurrar seus adversários para trás.
O primeiro desafio após o Gre-Nal é crucial, pois enfrentará o Bahia, atualmente na 18ª posição com 25 pontos. Dependendo dos resultados, o Bahia pode ficar a uma vitória de ultrapassar o Internacional na classificação.
Em seguida, o Internacional recebe o Santos no estádio Beira-Rio. Apesar das duas vitórias recentes do Santos, a equipe não tem tido um desempenho constante e possui uma das defesas mais vazadas do campeonato, ficando atrás apenas de Coritiba e América-MG, respectivamente o lanterna e o vice-lanterna. No entanto, o ataque santista, liderado por Soteldo e Marcos Leonardo, é uma ameaça a ser levada a sério.
Após enfrentar o Santos em casa, o Internacional viajará ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, que também está lutando para evitar o rebaixamento. O Vasco melhorou consideravelmente no segundo turno do Brasileirão. Com a adição de reforços como o francês Payet e o artilheiro argentino Pablo Vegetti, o Vasco não é mais uma equipe frágil, tornando o confronto contra o Internacional uma tarefa complicada.
Para afastar definitivamente a ameaça de rebaixamento, o Internacional terá dois jogos consecutivos em casa contra as equipes mais fracas do campeonato até o momento: Coritiba e América-MG.
Coritiba, atual lanterna do campeonato com 17 pontos e a pior defesa, conquistou apenas uma vitória fora de casa nesta temporada. Já o América-MG é o último adversário do mês de outubro, com um histórico equilibrado contra o Internacional este ano, com duas vitórias para o Internacional e uma para o América-MG, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Essa série de confrontos diretos será decisiva para as aspirações do Internacional no Brasileirão e determinará se o time conseguirá se manter longe do Z-4 ou se enfrentará a ameaça do rebaixamento nas próximas rodadas.