Alerta de Enchentes: Rio Uruguai sobe e suspende balsa em Porto Xavier

Defesa Civil/Divulgação

A região Norte do Rio Grande do Sul e a fronteira com Santa Catarina estão em alerta devido ao aumento do nível do rio Uruguai. A Defesa Civil emitiu um aviso após o rio subir 7,8 metros acima do ideal em alguns pontos, resultando na suspensão do serviço de balsa entre Porto Xavier e a cidade argentina de San Javier. A situação é preocupante em Itaqui, onde o rio alcançou 5,75 metros, e em Uruguaiana, onde registrou 6,20 metros nesta sexta-feira.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a região corre o risco de fortes tempestades, com muitos raios e queda de granizo, previstas para a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado.

Além disso, a Defesa Civil está acompanhando a situação de 36 casas flutuantes tracionadas. Até o momento, 24 delas retornaram ao ponto de origem, enquanto as demais aguardam melhores condições climáticas e elétricas na área.

De acordo com o site Correio do Povo, na divisa com o Uruguai, o rio Quaraí, em Barra do Quaraí, está medindo 5,10 metros. Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria atinge 2,77 metros e o Ibicuí da Armada, 2,12 metros, ambos em declínio. A quantidade de famílias desalojadas diminuiu significativamente, com apenas 10 pessoas permanecendo desabrigadas.

Em Alegrete, o rio Ibirapuitã mede 2,90 metros e está retornando ao leito após um declínio acentuado. De acordo com Renato Grande, coordenador da Defesa Civil, um mês após o início dos eventos climáticos no município, não há mais desabrigados, e as nove famílias desalojadas que restavam retornaram às suas casas nesta quinta-feira.