Foto: Defesa Civil/Divulgação
A situação em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, é crítica devido ao avanço do Rio Jacuí. Segundo a Defesa Civil local cerca de 5,2 mil pessoas foram impactadas pelo aumento do nível da água no município. Até o momento, 270 pessoas encontram-se em abrigos da prefeitura, enquanto outras 1,2 mil foram desalojadas e buscaram refúgio nas casas de amigos ou familiares. A informação é do jornalista Ian Tâmbara.
Os bairros mais gravemente afetados continuam sendo Cidade Verde, Picada, Vila da Paz e Sans Souci. Ontem (27), algumas áreas do bairro Picada estavam tão alagadas que a água chegava à altura do peito das pessoas. No entanto, nesta manhã, houve uma ligeira diminuição em alguns pontos, permitindo que ela não invadisse mais as casas.
Devido à situação, todas as escolas municipais suspenderam suas aulas até sexta-feira (29). Os abrigos municipais foram distribuídos em dois locais: o Ginásio Eliseu Quinhones, que acolhe 150 pessoas, e o Ginásio Loteamento, com 120 abrigados.
As vias mais afetadas pelas inundações incluem Rua Z, Rua 7 de setembro, Rua 12 de Outubro, Rua São Lázaro, Avenida Getúlio Vargas e Rua Dique.