Foto: Agência Brasil
Os dias no Rio Grande do Sul tem sido fáceis em setembro, chuvas intensas e tempestades são registradas em várias regiões, com cidades sofrendo com granizo. Mas fica a pergunta: quando vai parar de chover no Estado? A MetSul Meteorologia divulgou um prognóstico que explica como serão os próximos dias.
O que está acontecendo?
A instabilidade atmosférica é causada pela interação de uma área de baixa pressão com uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil que tem causado calorão em vários estados. Essa área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil, provocando chuvas fortes e tempestades de granizo com ventos no estado.
Além disso, o ingresso de ar quente em altitude na Metade Norte do RS, combinado com uma corrente de jato em baixos níveis, traz forte vento do quadrante Norte para a região. Esse ar quente fornece energia para a formação de nuvens de tempestades, resultando em muitos raios e queda abundante de granizo em vários locais.
O centro de baixa pressão dará origem a um ciclone na costa, trazendo rajadas de vento fortes, especialmente nas áreas costeiras e nas regiões mais altas. Isso pode causar quedas de árvores e cortes de energia.
Como serão os próximos dias?
A partir de amanhã (27), o tempo deve começar a melhorar gradualmente, à medida que o ciclone se afasta. A chuva persistirá em algumas áreas, mas o sol começará a aparecer em diferentes locais. Na quinta-feira (28), o Rio Grande do Sul estará sob a influência de um centro de alta pressão, trazendo predominância de sol.
No geral, o estado experimentará uma melhoria no tempo após um período de instabilidade. No entanto, uma frente fria está prevista para chegar no dia 4 de outubro, trazendo chuva e possíveis temporais.