Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou que 238 chaves Pix de clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A. (Phi Pagamentos) tiveram seus dados vazados, marcando o quinto incidente desse tipo desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
O vazamento ocorreu em informações cadastrais e não afetou transações financeiras. Dados confidenciais como saldos, senhas e extratos não foram expostos. Apesar do impacto limitado, o BC optou por comunicar o incidente para garantir a transparência.
De acordo com o banco, os clientes afetados serão notificados através do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição e alertou para ignorar comunicações de chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens e e-mails.
O vazamento não implica necessariamente que todas as informações tenham sido expostas, mas sim que ficaram visíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC confirmou que o caso será investigado, e sanções poderão ser aplicadas de acordo com a gravidade, incluindo multas, suspensões ou exclusão do sistema Pix.