Foto: Divulgação / CBT
No recém-concluído Sul-Americano Sub-16 de Tênis, realizado em Assunção, Paraguai, o Time Brasil marcou presença com uma forte atuação, garantindo a segunda colocação. Na etapa final ocorrida no sábado (19), tanto as formações masculina quanto feminina enfrentaram seus adversários argentinos.
No entanto, ambas as equipes foram superadas, registrando um placar de 2 a 0 em favor da Argentina. Com este desempenho, a equipe masculina se qualificou para a Copa Davis Júnior, enquanto a feminina conquistou sua vaga na Billie Jean King Cup Júnior. Ambas as competições estão programadas para ocorrer entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro em Córdoba, Espanha.
Representando o sul do Brasil, a jovem Pietra Rivoli, oriunda de Bento Gonçalves, foi um destaque na equipe feminina. A tenista de 15 anos, associada ao Recreio da Juventude/Rede Tênis Brasil (RTB), de Caxias do Sul, atuou ao lado de Carolina Bohrer, tendo Helena Bueno como suplente.
A partida de Rivoli, representante do Rio Grande do Sul, foi contra Sol Larraya, onde foi derrotada com sets de 6/4 e 6/3. Previamente, Bohrer enfrentou Josefina Estevez e, apesar de uma disputa acirrada, foi superada com um placar de 6/3, 3/6 e 6/2.
Fernanda Ferreira, capitã do time feminino, expressou seu contentamento com a performance da equipe, declarando: “Foi uma semana muito positiva para as duas equipes, com uma grande evolução, tanto dos meninos quanto das meninas. Mesmo sem os títulos, estamos muito contentes com as classificações para o Mundial. Agora teremos uma nova competição e vamos fazer de tudo para representar o Brasil da melhor forma.”, disse
Na categoria masculina, Pedro Chabalgoity enfrentou Valentin Garay, mas não conseguiu superar seu oponente, perdendo por 6/1 e 6/3. Posteriormente, Victor Winheski enfrentou Romeo Arcuschin, que também demonstrou superioridade, vencendo por um duplo 6/2.