Foto: Ricardo Duarte / Inter
A Inter e o River Plate se encontram em um embate crucial nesta terça-feira (1), às 21h, no estádio Monumental de Nuñez, para a primeira partida das oitavas de final da Libertadores. O Colorado triunfou como a primeira do grupo B, enquanto a equipe argentina conquistou a segunda posição no grupo D.
Embora sejam dois dos clubes mais consagrados da América do Sul, a história registra poucos confrontos entre eles. No Monumental de Nuñez, por exemplo, são apenas dois jogos registrados, um amistoso e um pela Libertadores de 2019.
De acordo com o historiador Raul Pons, especializado na trajetória do Inter, a primeira vez que a equipe brasileira jogou no campo do River Plate foi em 24 de março de 1963, em um amistoso, durante uma excursão com dois jogos para Montevidéu e Buenos Aires. Naquela ocasião, o Inter foi derrotado por 2 a 0, com gols de Artime e Soligo (contra) para os argentinos.
Segundo o Memória Colorada, a formação do time naquela partida foi Gainete; Ari e Soligo; Zangão, Paulo Araújo e Osmar (Carlos Roberto); Bedeuzinho (Cacildo), Sapiranga, Darlan, Gaspar e Gilberto.
No último duelo entre as duas equipes na Argentina, o jogo terminou empatado em 2 a 2. Em uma partida com uma equipe mista devido à classificação antecipada para as oitavas de final, o Internacional ficou em desvantagem no placar, conseguiu virar o jogo, mas permitiu o empate aos 47 minutos do segundo tempo, devido a um erro do goleiro Marcelo Lomba. Sobis foi o responsável pelos dois gols do Internacional.
A escalação do Internacional nesse jogo contou com Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso e Nonato (Patrick, 41’/2°); Guilherme Parede, Nico López (D’Alessandro, 40’/2°) e Rafael Sobis (William Pottker, 28’/2°).