Foto: Divulgação
A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil abriram um inquérito policial militar para investigar a morte de Kauan Luiz Braga Chaves, de 18 anos, durante um confronto com policiais militares em Santa Maria, na Região Central.
O caso ocorreu por volta das 20h30min na Rua Esperança, no bairro Renascença. Uma guarnição do 2º Batalhão de Choque estava no local para verificar relatos sobre a presença de homens armados na região. Ao avistarem as viaturas, os suspeitos fugiram para uma área de mato, saltando muros de residências.
Os policiais militares seguiram em busca dos suspeitos dentro do mato. Chaves foi encontrado pela equipe policial, e ao receber voz de prisão, teria reagido e disparado três tiros contra os PMs, que revidaram.
Segundo a BM, os policiais efetuaram seis disparos, mas nenhum deles atingiu o jovem. Ele tentou escapar pela parte da frente de uma casa, onde encontrou outros policiais, e disparou dois tiros contra eles. Os PMs também revidaram, e o Chaves foi atingido no braço e no tórax.
Com ele foram apreendidos um revólver calibre 38 e outro calibre 32, ambos carregados e com munição deflagrada, além de 54 porções de crack e sete de maconha.Nenhum policial militar ficou ferido durante o tiroteio. Os seis PMs envolvidos na ocorrência continuam exercendo suas funções normalmente.
O delegado Marcelo Arigony, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria, confirmou que o inquérito foi aberto de acordo com os procedimentos padrão. Até o momento, o caso está sendo tratado como legítima defesa dos policiais.