Vigília em homenagem às vítimas da Boate Kiss acontece em Santa Maria

Foto: Gustavo Lima/STJ

Uma vigília em memória das vítimas do incêndio na boate Kiss está sendo realizada nesta quinta-feira (27) na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. A iniciativa é da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) com o apoio da Prefeitura Municipal.

O objetivo da vigília é buscar justiça e manter viva a lembrança da tragédia. Todos os dias 27, dia em que ocorreu a tragédia, das 8h às 17h, será realizada uma vigília na tenda temporária montada na praça. Após cada encontro, a tenda será recolhida.

Essa não é a primeira vez que a tenda é erguida na praça. Ela já havia sido montada em abril de 2013, mas foi desmontada recentemente devido à ocupação do local por pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

A tragédia da boate Kiss não apenas causou a morte de 242 pessoas, mas também deixou mais de 600 feridos, muitos com sequelas físicas e emocionais. Desde então, uma batalha judicial em busca de responsabilizações ainda está em andamento.

No dia 13 de junho, o assunto voltou a julgamento. O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), votou no dia 13 para determinar a prisão imediata de quatro condenados pelo incêndio. Apesar da manifestação do ministro, que é relator do caso, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Antonio Saldanha. Não há prazo para retomada.