Atriz causa polêmica com fala sobre enfermeiras gaúchas em podcast

Foto: Reprodução

A atriz Daniela Escobar se tornou o centro de uma grande polêmica na internet nos últimos dias, após sua participação no podcast Papagaio Falante. Durante a entrevista, ela afirmou que enfermeiras “se arrumam para catar médico”, comentário que gerou revolta entre profissionais da área da enfermagem.

O vídeo da entrevista viralizou na terça-feira (25) e chamou a atenção do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), que emitiu uma nota de repúdio em resposta aos comentários da atriz.

No podcast apresentado pelo humorista Sérgio Mallandro e pelo ator Renato Rabelo, Daniela falou sobre sua experiência em hospitais no RS. “Sabe uma coisa que me chamou muita atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo para a festa daqui a pouco“, começou.

Ela continuou com a fala. “Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Da onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para “catar médico”, para casar, Elas acordam às 5h, se maquiam, se produzem para ir lá e pegar o médico. As daqui não ficam atrás, é tudo igual. Elas vão lá para achar casamento dentro do hospital“, finaliza.

Após a repercussão, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) emitiu nota de repúdio às declarações da atriz gaúcha. 

A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes (…) O Conselho enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde. Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde“, diz o texto.