Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O final de semana foi cheio de emoções para os torcedores de Caxias e do Brasil. Ambas as equipes se classificaram para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto Aimoré e Novo Hamburgo entraram em campo apenas para cumprir tabela. Com o passaporte carimbado para os matas, as equipes de Pelotas e Caxias do Sul conheceram seus próximos adversários.
Quando o assunto era classificação para a próxima fase, a situação para o Grená era um pouco mais fácil, afinal um empate diante do São Joseense já garantiria a equipe nos matas. A equipe começou em um susto, saindo atrás no marcador ainda no primeiro tempo, quando Bruno Costa fez 1×0 para os visitantes. Mas no segundo tempo, bastaram dez minutos para a história mudar. Eron, aos 28, e Peu, aos 38, consagraram a virada e a vitória do Caxias.
Já o Xavante teve um caminho um pouco mais difícil, mas não se abalou. A equipe fez o dever de casa, vencendo o Concórdia pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Guilherme Beléa, e ainda contou com o resultado do Caxias para garantir a classificação. Sendo assim, São Joseense, que esteve toda a classificatória entre os quatro primeiros deixou o G4, e o Brasil conquistou a vaga.
Com os resultados, o Brasil enfrenta o Patrocinense-MG no primeiro mata-mata, com primeiro jogo em Pelotas. Já o Caxias enfrenta a Inter de Limeira-SP com a segunda partida no Centenário.
Partidas da segunda fase
Parnahyba (PI) x Nacional (AM)
Potiguar (RN) x Bahia de Feira
Águia (PA) x Atlético (CE)
Falcon (SE) x Sousa (PB)
Princesa (AM) x Ferroviário (CE)
ASA (AL) x Nacional de Patos (PB)
Maranhão x Tuna Luso (PA)
Pacajus (CE) x Retrô (PE)
Vitória (ES) x Ceilândia (DF)
Inter de Limeira (SP) x Caxias
Operário (MT) x Portuguesa (RJ)
Brasil x Patrocinense (MG)
Brasiliense (DF) x Athletic (MG)
Camboriú (SC) x Maringá (PR)
Democrata (MG) x Anápolis (GO)
Ferroviária (SP) x Hercílio Luz (SC)