Foto: Lucas Uebel/Grêmio
À medida que a janela de transferências se aproxima do fechamento, o Grêmio intensifica a busca por reforços para a equipe treinada por Renato Portaluppi. O técnico relatou os desafios da contratação, apesar dos esforços e do pouco tempo disponível. O clube tem 12 dias restantes para negociar com novos jogadores. Com a provável partida de Suárez, Alexis Sánchez tornou-se um alvo desejado.
Entretanto, o treinador assistiu ao encolhimento de seu grupo recentemente. A lista de baixas atingiu 10 jogadores, incluindo jovens menos acionados, como o defensor Lucas Kawan, e peças mais relevantes, como o meio-campista Vina. A mais recente transferência foi a do goleiro Adriel, emprestado ao Bahia.
Quanto às novas adições, após 18 dias de janela aberta, apenas um reforço foi adquirido: o atacante Iturbe. O jogador paraguaio estava disponível no mercado após término de contrato com o Aris, da Grécia, em uma transação vista como oportuna para a equipe gaúcha.
A necessidade de reforço do elenco é reconhecida, ainda mais com a maior parte do Brasileirão e as semifinais da Copa do Brasil pela frente. O clube está avaliando as opções, mas enfrenta obstáculos financeiros, especialmente no caso de Michael, desejado por Renato, mas de difícil negociação.
“Sabemos a importância de reforçar o grupo, até porque saíram alguns jogadores. Estamos atentos, mas é difícil encontrar. Hoje mesmo falei com Michael, são jogadores fora da realidade do Grêmio. Temos visto e conversado com outros jogadores, estamos correndo atrás. O tempo é curto, dia 2 a janela fecha. Não temos o cofre cheio, temos que viver a nossa realidade, queremos o Michael mas não se consegue por falta de dinheiro”, destacou Renato.
Saídas Recentes do Grêmio:
Adriel (emprestado ao Bahia)
Thomás Luciano (vendido ao Gil Vicente-POR)
Lucas Kawan (vendido ao Santa Clara-POR)
Diogo Barbosa (rescisão de contrato, fechou com Fluminense)
Lucas Silva (rescisão de contrato, fechou com Cruzeiro)
Darlan (rescisão de contrato, fechou com Levski Sofia-BUL)
Kauan Kelvin (rescisão de contrato, fechou com Braga-POR)
Vina (emprestado pelo Ceará e negociado com Al Hazam-SAU)
Ronald Barcellos (emprestado ao Ypiranga)
Diego Souza (contrato terminado, fechou com Sport)
Considerando as baixas e jogadores indisponíveis por lesões, o técnico tem atualmente apenas 24 jogadores à disposição, sem considerar jovens das categorias de base que são convocados eventualmente para integrar o elenco principal em treinamentos e jogos.