Foto: Divulgação/Metsul
Um ciclone está previsto para atingir o Sul do Brasil entre quarta (10) e quinta-feira (11), com características diferentes da maioria dos ciclones que afetam o sul do País. Esse sistema se formará sobre o continente, em terra, ao invés de se formar sobre o mar. Para alertar a população sobre como se dará a trajetória do fenômeno, a Metsul Meteorologia divulgou a rota do ciclone.
Uma área de baixa pressão no Norte da Argentina vai ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Noroeste do estado no começo desta quarta. No decorrer do dia, o centro de baixa pressão começa a se aprofundar muito sobre o território gaúcho, dando início a um processo de formação do ciclone.
No final da quarta-feira, o centro do ciclone estará localizado no Nordeste do Estado, exatamente sobre a região de Porto Alegre. Isso resultará em um aumento significativo da instabilidade atmosférica na capital gaúcha e em grande parte do estado durante a tarde e a noite.
Na quinta-feira, o ciclone migrará para o mar, onde se intensificará, e estará a leste do RS durante o dia. O sistema se deslocará rapidamente para leste-sudeste, afastando-se rapidamente do continente. No entanto, devido à sua intensidade e à persistência de nebulosidade sobre o continente, ainda haverá ventos fortes e chuvas intensas.
Na sexta-feira, o tempo melhorará. No entanto, ainda haverá instabilidade com períodos de sol e chuva no leste do RS ao longo do dia. É possível que ocorram precipitações de inverno no início do dia em áreas de maior altitude, especialmente entre os Aparados da Serra. No início do dia, ainda podem ocorrer rajadas fortes de vento na costa e nas áreas serranas, mas ao longo do dia o vento diminuirá, resultando em um clima típico de inverno com temperaturas frias.