Foto: Divulgação/IFSul
Um aluno do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas, cidade na região sul do Estado, faleceu nesta quarta-feira (28) durante uma aula na instituição. Cláudio Silva de Ávila, de 47 anos e estudante do 2º semestre do curso de Mecânica, deixou sua esposa e um filho, que também é estudante no campus.
Ao jornal local, Diário Popular, o diretor-geral do campus, Carlos Jesus Corrêa, afirmou que a vítima passou mal e recebeu atendimento imediato. Durante a execução da atividade, a rede elétrica foi desligada, encerrando a prova, e em seguida Cláudio caiu. Segundo o diretor-geral a possibilidade de um choque elétrico como causa é pequena, já que a instituição possui um sistema de proteção nas bancadas. Ele explica que em casos de choque elétrico é comum a pessoa ficar presa ou ser arremessada, mas o estudante simplesmente caiu estando em pé.
Professores que estavam presentes prestaram os primeiros socorros a Cláudio, e a equipe médica do Campus tentou reanimá-lo até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mas o aluno faleceu no local.
O IFSul, que decretou oficialmente um período de luto de três dias, suspendendo as aulas. A direção da instituição está investigando as causas, sendo que, até o momento, sabe-se apenas que Cláudio estava concluindo uma atividade avaliativa em sala de aula quando ocorreu o caso.
A instituição aguarda o laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML) para obter informações oficiais sobre a causa da morte e se pronunciar a respeito. A Polícia Civil está acompanhando o caso, mas ainda não divulgou detalhes.