Foto: Joilson Marconne/CBF
A Seleção Brasileira terá seu segundo amistoso pós-Copa do Mundo amanhã (17) , às 16h30min (horário de Brasília), contra Guiné, em Barcelona. O técnico interino Ramon Menezes deve mandar a campo uma equipe com apenas dois jogadores que não foram convocados para o Mundial no Catar e três que não foram escalados por Tite na eliminação para a Croácia.
No seu primeiro jogo no comando da Seleção principal, Menezes já havia promovido várias mudanças na escalação. Em março, o Brasil foi derrotado por Marrocos por 2 a 1, com quatro jogadores que não estiveram no Catar: o lateral-direito Emerson Royal, o zagueiro Ibañez, o volante Andrey Santos e o atacante Rony. Além disso, o goleiro Weverton, o lateral-esquerdo Alex Telles e o atacante Rodrygo, que estavam na Copa do Mundo, mas não foram titulares contra a Croácia, começaram o amistoso. Os jogadores mantidos na escalação foram Militão, Casemiro, Lucas Paquetá e Vinicius Junior.
Para o jogo deste sábado, o treinador deverá fazer o retorno de outros quatro titulares da Copa que não enfrentaram Marrocos: o goleiro Alisson, o lateral Danilo, o zagueiro Marquinhos e o centroavante Richarlison.
Neymar continua sendo uma ausência desde a Copa do Mundo. O atacante não jogou desde fevereiro e não foi convocado para nenhuma partida. Outro titular no Catar que não está sendo chamado é o zagueiro Thiago Silva, que provavelmente não jogará mais pela Seleção devido à sua idade. O atacante Raphinha também ficou fora das convocações do técnico interino.
Dos três novos titulares em relação ao último time da Copa do Mundo, um estava presente no Catar: o atacante Rodrygo. As grandes novidades são o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, e o volante Joelinton, do Newcastle, da Inglaterra. Este último é um centroavante de origem, mas tem atuado como volante nas últimas temporadas na Europa e fará sua estreia pela Seleção Brasileira nessa posição.
Escalação: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Rodrygo, Richarlison e Vinicius Junior.