Foto: Divulgação/Rebeca Smarzaro Wachholz
A prefeitura de Porto Alegre anunciou hoje (07), que vai disponibilizar 116 novos leitos hospitalares durante a Operação Inverno. Na área pediátrica, serão abertas 35 vagas clínicas, 12 vagas de UTI e dez de cuidados intermediários. Para o público adulto, inicialmente estão previstos 59 leitos clínicos.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde contratou temporariamente 148 profissionais de saúde para atuar nas unidades de saúde, no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e nos hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre os profissionais contratados estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédicos.
Medidas para prevenção de casos graves
As medidas têm como objetivo reduzir a superlotação nas emergências hospitalares durante o período de inverno, especialmente em função do aumento de casos de sintomas respiratórios, principalmente em crianças.
Outras iniciativas em andamento incluem a abertura de unidades de saúde em horário estendido e nos finais de semana para apoiar os prontos atendimentos, a vacinação itinerante nas escolas para ampliar a cobertura vacinal das crianças, o acesso a medicamentos nos pontos de cuidado e o monitoramento constante dos indicadores para tomada de decisões.
Atualmente, Porto Alegre conta com um total de 4.769 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 404 são leitos pediátricos clínicos e cirúrgicos.
Novos leitos
UTI:
04 leitos pediátricos de UTI no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, sendo que dois já foram abertos
08 leitos UTI no Grupo Hospitalar Conceição (já em operação)
Clínicos:
10 leitos clínicos pediátricos no Hospital Restinga e Extremo-Sul (em operação)
20 leitos clínicos pediátricos no Hospital Vila Nova (em operação)
05 leitos clínicos pediátricos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (em operação)
20 leitos clínicos adultos no Hospital Independência (em negociação)
18 leitos clínicos adultos no HPS (em operação)
21 leitos clínicos adultos no Grupo Hospitalar Conceição (em negociação)
Cuidados intermediários:
10 leitos pediátricos no Hospital Vila Nova (em fase de negociação)