Foto: Reprodução
O vereador Moacir José Bossardi (PSDB) se tornou suspeito de cometer um crime de injúria racial durante uma manifestação na sessão da Câmara de Vereadores de Vacaria, na Serra, na tarde de ontem (30). No vídeo da sessão do dia é possível ouvi-lo dizendo: “Vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem“.
Segundo o Legislativo, a frase foi proferida durante o momento chamado de “explicações pessoais”, em que cada vereador tem cinco minutos para falar sobre qualquer assunto. Alguns parlamentares aproveitaram esse tempo para criticar ações do Governo Federal. Bossardi estava criticando a gestão da saúde municipal e do Governo Federal.
“A população não consegue mais acreditar em mentiras, em promessas. Tanto que o presidente aí prometeu picanha para a pobreza, agora tá dando abóbora. Os caminhões de abóbora. Vão comer picanha, negrada, é o que vocês merecem.“, disse.
Durante a fala, ele foi interrompido por alguém fora do alcance da câmera, ficou em silêncio e, em seguida, se desculpou. Enquanto fazia isso, foi interrompido pelo vereador André Luiz Rokoski (PP), que solicitou à presidência da Câmara uma retratação por parte do colega.
A vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) procurou uma delegacia de polícia após a sessão para registrar uma ocorrência de injúria racial e racismo contra o vereador. Além disso, a vereadora está elaborando uma denúncia a ser apresentada à comissão de ética da Câmara. Seus planos incluem solicitar a retratação do vereador, assim como a cassação de seu mandato.
A Polícia Civil informou que um inquérito será aberto na tarde de hoje (31), sendo a investigação conduzida pela Delegacia de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) de Vacaria. Já a presidência da Câmara aguarda o recebimento da denúncia para se pronunciar sobre o caso.