Morre aos 91 anos a apresentadora e cozinheira Palmirinha Onofre

Foto: Reprodução

Um dos maiores ícones dos programas culinários do Brasil morreu na manhã deste domingo (7). A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como a Vovó Palmirinha, não resistiu ao agravamento de problemas renais crônicos e veio a óbito aos 91 anos. 

A notícia foi confirmada pela família através das redes sociais de Palmirinha. Na postagem, eles afirmam que a apresentadora estava internada há cerca de um mês em São Paulo. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril“, diz o post.

Sem apresentar problemas graves de saúde, as únicas informações sobre hospitalização aconteceram em 2020, quando Palmirinha chegou a ser internada três vezes em menos de dois meses. Destas, duas vezes foram para o tratamento de uma infecção urinária, e outra devido a um baixo índice de sódio no sangue, quando chegou a ficar na UTI.

Carreira

Com um jeito doce e com o dom de ser uma cozinheira de mão cheia, Palmirinha marcou a história da TV brasileira com suas participações em programas culinários.

Sua estreia na televisão aconteceu na década de 1980, em uma participação no programa da apresentadora Silvia Poppovic, na TV Record, quando contou sua história como vendedora de salgados. Alguns anos depois foi convidada por Ana Maria Braga, que atuava na mesma emissora, para o programa “Note e Anote”.

Em 1997, Palmirinha começou a ensinar receitas nos programas “Mulheres” e no “Pra Você”, ambos da TV Gazeta. Anos depois, ganhou um programa próprio, o “TV Culinária”, apresentado por ela durante 13 anos.