Foto: Matheus Pé/FGF
Após sofrer com o rebaixamento em 2022, o Guarany une forças para reconquistar seu espaço na elite do futebol gaúcho. A equipe, que será comandada pelo experiente treinador Hélio Vieira, ainda está anunciando oficialmente os nomes para a temporada, porém, em um esboço inicial, nomes experientes já são percebidos.
Bastante conhecido no interior gaúcho, o alvirrubro conta com um comandante de experiência casamata. Como jogador, Hélio defendeu as cores do Índio na década de 90. Oportunidade que ainda não havia tido como treinador, mesmo especulado em diversas oportunidades. O profissional tem passagens por clubes como São José, Aimoré e Veranópolis.
Falando em experiência, o Guarany apostou em um goleiro que conhece bem o Gauchão Série A2. Figura importante no acesso ao Avenida à primeira divisão estadual, Rodrigo Mama retorna ao clube que defendeu em 2017.
Nomes já identificados com o clube também estão de volta, caso do atacante Jorginho, que atuou nas três últimas temporadas na equipe, fazendo 26 jogos com a camisa alvirrubra. Além de Robinho, que tem 22 partidas pelo Guarany.
A equipe, conhecida por formar jovens atletas, também está apostando em jovens, oriundos de sua categoria de base. Para a temporada, sete nomes que se destacaram estão treinando entre os profissionais.
Caminho na competição
O alvirrubro pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarani-VA, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, quando encara o Lajeadense na Arena Alviazul.
1º Rodada – 16 e 17 de abril: Guarany x São Gabriel
2º Rodada – 22 e 23 de abril: Guarani-VA x Guarany
3ª Rodada – 29 e 30 de abril: Guarany x Inter-SM
4ª Rodada – 06 e 7 de maio: Guarany x Pelotas
5ª Rodada – 13 e 14 de maio: Lajeadense x Guarany
6ª Rodada – 20 e 21 de maio: Guarany x Santa Cruz
7ª Rodada – 27 ou 28 de maio: Bagé x Guarany
8ª Rodada – 03 e 04 de junho: Guarany x Bagé
9ª Rodada – 10 e 11 de junho: Santa Cruz x Guarany
10ª Rodada – 17 e 18 de junho: Guarany x Lajeadense
11ª Rodada – 24 e 25 de junho: Pelotas x Guarany
12ª Rodada – 01 e 02 de julho: Inter-SM x Guarany
13ª Rodada – 08 e 09 de julho: Guarany x Guarani-VA
14ª Rodada – 16 de julho: São Gabriel x Guarany
Plantel
– Goleiros: Rodrigo Mama, Bruno Quadros, João Vitor e Eliezer
– Laterais: Lessa, Otávio, Arysson e Iago
– Zagueiros: Diego Macedo, Léo Santos, Hugo, Lica, João Piter e Saulo
– Volantes: Allan Christian, André, Vitor, Jefferson, Murilo e Lucas Kawan
– Meias: Mário Pupe, Léo Canhoto, Marco Antônio e Fernandinho
– Atacantes: Samuel, Marcos Paulo, Juninho, Robinho, Léo Ferraz e Jorginho
– Técnico: Hélio Vieira
– Auxiliar técnico: Renato Martins
– Preparador físico: Manoel Canela
– Preparador de goleiros: Douglas Luís
Última participação
A última vez que o Guarany disputou o Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte foi em 2021, ano em que conquistou o acesso à elite gaúcha e ficou com o vice-campeonato da competição.
Na classificatória, fez uma campanha invejável, perdendo apenas para o Inter-SM na 12ª rodada. A equipe finalizou sua participação na primeira fase com 8 vitórias, 5 empates e 1 derrota. O alvirrubro ainda contava com um dos artilheiros da competição, o atacante Welder, que havia marcado oito gols e ficou empatado com Tony Junior, do União Frederiquense.
Nas quartas de final, o Guarany despachou o Brasil de Farroupilha, perdendo o jogo de ida por 1×0 e vencendo a volta por 2×0. Já na semifinal conquistou o acesso sob o Avenida, empatando a primeira partida e vencendo por 2×1 em casa.
No jogo do título, diante do União Frederiquense, empatou sem gols no Estrela D’Alva e em Frederico Westphalen acabou sendo goleado por 5×0.
História
O Guarany Futebol Clube foi fundado em 1907 e carrega consigo o feito de ser o terceiro maior vencedor do Campeonato Gaúcho, com dois títulos. Considerada as maiores conquistas do clube, em um cenário dominado pelos times de Porto Alegre, o alvirrubro conquistou, de maneira invicta, o seu primeiro do Gauchão em 1920, história que se repetiu em 1938, quando levou o bicampeonato. Além disso, foi vice em 1926, 1929 e 1958.
Ainda em âmbito estadual, o Índio é hexacampeão do interior (1920, 1926,1929, 1938, 1958, 1962), bi-campeão do Gauchão Série A2 (1969 e 2006) e tri-campeão da Segunda Divisão (1999, 2016 e 2019).
Dentre algumas curiosidades, o Guarany já enfrentou as seleções do Uruguai, Paraguai e Rússia, e foi o primeiro clube gaúcho a jogar no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em partida contra o River Plate. Além disso, dois de seus ex-jogadores já disputaram a Copa do Mundo, caso de Martim Silveira e Branco.
O Índio manda seus jogos no Estádio Antônio Magalhães Rossel, também conhecido como Estádio Estrela D’Alva. Fundado em 1915 é o terceiro mais antigo do Brasil e o segundo do Rio Grande do Sul, atrás somente da Boca do Lobo. A casa do Guarany tem capacidade para dez mil torcedores.