Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Guarany

Foto: Matheus Pé/FGF

Após sofrer com o rebaixamento em 2022, o Guarany une forças para reconquistar seu espaço na elite do futebol gaúcho. A equipe, que será comandada pelo experiente treinador Hélio Vieira, ainda está anunciando oficialmente os nomes para a temporada, porém, em um esboço inicial, nomes experientes já são percebidos.

Bastante conhecido no interior gaúcho, o alvirrubro conta com um comandante de experiência casamata. Como jogador, Hélio defendeu as cores do Índio na década de 90. Oportunidade que ainda não havia tido como treinador, mesmo especulado em diversas oportunidades. O profissional tem passagens por clubes como São José, Aimoré e Veranópolis.

Falando em experiência, o Guarany apostou em um goleiro que conhece bem o Gauchão Série A2. Figura importante no acesso ao Avenida à primeira divisão estadual, Rodrigo Mama retorna ao clube que defendeu em 2017.

Nomes já identificados com o clube também estão de volta, caso do atacante Jorginho, que atuou nas três últimas temporadas na equipe, fazendo 26 jogos com a camisa alvirrubra. Além de Robinho, que tem 22 partidas pelo Guarany.

A equipe, conhecida por formar jovens atletas, também está apostando em jovens, oriundos de sua categoria de base. Para a temporada, sete nomes que se destacaram estão treinando entre os profissionais.

Caminho na competição

O alvirrubro pertence ao Grupo B, juntamente com Bagé, Guarani-VA, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel. Sua estreia está marcada para acontecer fora de casa, quando encara o Lajeadense na Arena Alviazul.

1º Rodada16 e 17 de abril: Guarany x São Gabriel
2º Rodada
22 e 23 de abril: Guarani-VA x Guarany
3ª Rodada29 e 30 de abril: Guarany x Inter-SM
4ª Rodada
06 e 7 de maio: Guarany x Pelotas
5ª Rodada
13 e 14 de maio: Lajeadense x Guarany
6ª Rodada20 e 21 de maio: Guarany x Santa Cruz
7ª Rodada
27 ou 28 de maio: Bagé x Guarany
8ª Rodada03 e 04 de junho: Guarany x Bagé
9ª Rodada
10 e 11 de junho: Santa Cruz x Guarany
10ª Rodada17 e 18 de junho: Guarany x Lajeadense
11ª Rodada
24 e 25 de junho: Pelotas x Guarany
12ª Rodada01 e 02 de julho: Inter-SM x Guarany
13ª Rodada08 e 09 de julho: Guarany x Guarani-VA
14ª Rodada
16 de julho: São Gabriel x Guarany

Plantel

Goleiros: Rodrigo Mama, Bruno Quadros, João Vitor e Eliezer
Laterais: Lessa, Otávio, Arysson e Iago
Zagueiros: Diego Macedo, Léo Santos, Hugo, Lica, João Piter e Saulo
– Volantes:  Allan Christian, André, Vitor, Jefferson, Murilo e Lucas Kawan
Meias: Mário Pupe, Léo Canhoto, Marco Antônio e Fernandinho
Atacantes: Samuel, Marcos Paulo, Juninho, Robinho, Léo Ferraz e Jorginho

Técnico: Hélio Vieira
– Auxiliar técnico: Renato Martins
– Preparador físico: Manoel Canela
– Preparador de goleiros: Douglas Luís

Última participação

A última vez que o Guarany disputou o Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte foi em 2021, ano em que conquistou o acesso à elite gaúcha e ficou com o vice-campeonato da competição. 

Na classificatória, fez uma campanha invejável, perdendo apenas para o Inter-SM na 12ª rodada. A equipe finalizou sua participação na primeira fase com 8 vitórias, 5 empates e 1 derrota. O alvirrubro ainda contava com um dos artilheiros da competição, o atacante Welder, que havia marcado oito gols e ficou empatado com Tony Junior, do União Frederiquense. 

Nas quartas de final, o Guarany despachou o Brasil de Farroupilha, perdendo o jogo de ida por 1×0 e vencendo a volta por 2×0. Já na semifinal conquistou o acesso sob o Avenida, empatando a primeira partida e vencendo por 2×1 em casa.

No jogo do título, diante do União Frederiquense, empatou sem gols no Estrela D’Alva e em Frederico Westphalen acabou sendo goleado por 5×0. 

História

O Guarany Futebol Clube foi fundado em 1907 e carrega consigo o feito de ser o terceiro maior vencedor do Campeonato Gaúcho, com dois títulos. Considerada as maiores conquistas do clube, em um cenário dominado pelos times de Porto Alegre, o alvirrubro conquistou, de maneira invicta, o seu primeiro do Gauchão em 1920, história que se repetiu em 1938, quando levou o bicampeonato. Além disso, foi vice em 1926, 1929 e 1958. 

Ainda em âmbito estadual, o Índio é hexacampeão do interior (1920, 1926,1929, 1938, 1958, 1962), bi-campeão do Gauchão Série A2 (1969 e 2006) e tri-campeão da Segunda Divisão (1999, 2016 e 2019).

Dentre algumas curiosidades, o Guarany já enfrentou as seleções do Uruguai, Paraguai e Rússia, e foi o primeiro clube gaúcho a jogar no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em partida contra o River Plate. Além disso, dois de seus ex-jogadores já disputaram a Copa do Mundo, caso de  Martim Silveira e Branco.

O Índio manda seus jogos no Estádio Antônio Magalhães Rossel, também conhecido como Estádio Estrela D’Alva. Fundado em 1915 é o terceiro mais antigo do Brasil e o segundo do Rio Grande do Sul, atrás somente da Boca do Lobo. A casa do Guarany tem capacidade para dez mil torcedores.