(Créditos: Brigada Militar do Rio Grande do Sul / Divulgação)
O Governo do Estado anunciou, na última segunda-feira(27), que irá chamar 1.331 aprovados em concursos da segurança pública no RS, até agosto deste ano. Segundo o comunicado, o chamamento contempla o Corpo de Bombeiros, a Susepe, a Polícia Civil e a Brigada Militar e começa em abril.
Tu viu?
Garimpeiro amador encontra pepita de ouro gigante na Austrália
MEI: mudança na emissão de nota fiscal de serviço entra em vigor em 3 de abril; veja como fazer
A instituição que vai receber maior número de aprovados é a Susepe, que, em abril, convoca 431 servidores. Ainda no mesmo mês ,100 soldados serão designados para os Bombeiros. Já em julho, 200 escrivães e 200 inspetores irão para a Polícia Civil. Para finalizar o calendário do chamamento, 400 soldados chegam para reforçar o contingente da Brigada Militar.
Prorrogação da validade dos concursos
Um projeto de lei complementar, enviado pelo governo, em regime de urgência, chegou à Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (24). A proposta pretende prorrogar, por mais um ano, a validade dos concursos realizados pelo Estado. Essa medida dará mais tempo para a convocação dos aprovados, sem a necessidade de realizar novas provas.
Segundo o site da Assembleia Legislativa, o prazo para a avaliação do projeto vai até dia 25 de abril. A Polícia Civil é a única categoria que depende da aprovação do projeto para que os chamamentos ocorram. As demais convocações ocorrerão independente da aprovação do projeto de lei.
Cronograma
Abril
- Bombeiros – 100 soldados (praças)
- Susepe – 355 agentes prisionais, 43 agentes administrativos e 33 técnicos superiores
Julho
- Polícia Civil – 200 escrivães e 200 inspetores
Agosto
- Brigada Militar – 400 soldados (praças)