Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência é inaugurada em Santa Maria

Foto: Gustavo Garbino/Divulgação

Com o objetivo de dar assistência a mulheres vítimas de violência, a cidade de Santa Maria, na região Central do Estado, conta agora com a Casa Abrigo Maria Madalena, inaugurada oficialmente ontem (15). O local, que já estava em funcionamento nos últimos dias, prestará atendimento 24h por dia, válido não só as mulheres, mas também seus filhos. 

Tu viu?

Cobra caninana é encontrada na pia de cozinha em Osório
25° Festa Campeira acontece de 17 a 19 de fevereiro no interior de São Chico

A Casa tem capacidade para até 10 pessoas. Somente na primeira semana de prestação de serviço, cinco mulheres já procuraram ajuda no local. Os encaminhamentos são feitos pelo Centro Municipal de Referência e Atendimento à Mulher e órgãos de segurança pública como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Patrulha da Maria da Penha. Os atendimentos são autorizados somente para mulheres que possuem medida protetiva.

O espaço disponibiliza alimentação diária, kits de higiene e brinquedoteca para as crianças que chegam juntamente com as mães, além de oficinas, atendimento com assistente social, psicóloga e coordenadora pedagógica. A casa também realiza o encaminhamento para os demais serviços disponibilizados para o atendimento de pessoas em situação de violência. 

Investimento

Com recursos próprios da prefeitura, o espaço de acolhimento receberá R$ 460 mil por ano para sua manutenção. A Casa Abrigo Maria Madalena é resultado de um chamamento público realizado em novembro de 2022 e vencido pela Associação Gaia. 

Com foco no acolhimento e ressocialização de pessoas, a Associação, fundada em 2017, é a responsável pela gestão de duas casas de assistência, sendo uma em Itaara e a mais recente, em Santa Maria.