Foto: Mauricio Tonetto / Secom
O maior monumento de Cristo do Brasil foi oficialmente inaugurado neste domingo (6), em Encantado, no interior do Rio Grande do Sul. Com 43 metros de altura — incluindo o pedestal — e braços com envergadura de 36 metros, o Cristo Protetor de Encantado supera o tradicional Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem 38 metros.
A visitação ao local começará nesta terça-feira (8). Os ingressos custarão R$ 30 para adultos, com entrada gratuita para crianças de até 12 anos. Idosos pagam meia-entrada (R$ 15), mesmo valor cobrado para moradores da cidade mediante comprovação de residência.
A escultura monumental possui um mirante em formato de coração, localizado a 33 metros de altura. Com um total de 1.712 toneladas entre aço e concreto, a obra foi esculpida por Markus Moisés Rocha Moura. A construção teve início em 2019 e foi viabilizada exclusivamente por doações da comunidade, sem recursos públicos.
Durante a cerimônia de inauguração, o governador do Rio Grande do Sul destacou o simbolismo do monumento diante das dificuldades enfrentadas pela população gaúcha, especialmente após as enchentes de 2023. “Essa escultura representa a fé, o amor e a força coletiva do povo de Encantado”, afirmou.
A solenidade contou com missa celebrada pelo cardeal Jaime Spengler e pelo cardeal Silvano Maria Tomasi. Uma mensagem especial do Papa Francisco também foi lida durante a celebração, enaltecendo o Cristo Protetor como símbolo de fé e esperança em tempos de adversidade.