Foto: Vitor Soccol/S.E.R Caxias
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará nesta sexta-feira (14) o caso do lateral Yuri Ferraz, que teria atuado de maneira irregular na Série C do Campeonato Brasileiro. Caso Caxias e ABC sejam punidos com a perda de pontos, a equipe Grená deverá ser rebaixada.
A Procuradoria do STJD denunciou os dois clubes por incluir o jogador em partidas da Série C sem estar regularizado. A denúncia foi encaminhada pelo Sampaio Corrêa e pela Aparecidense, ambos rebaixados na última edição do torneio. Além de Caxias e ABC, o atleta, o árbitro e o quarto árbitro da partida contra o Athletic-MG também foram intimados para o julgamento.
O que diz o regulamento?
De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), um clube que escalar um jogador de maneira irregular pode perder o número máximo de pontos atribuídos a uma vitória, além de sofrer multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Caso a punição seja aplicada, o Caxias pode perder até 27 pontos, referentes aos nove jogos em que Yuri Ferraz esteve em campo. Isso resultaria no rebaixamento da equipe gaúcha à Série D de 2025.
A defesa do Caxias
O clube alega que, nos registros oficiais da CBF, o nome do jogador consta em apenas três partidas pelo ABC. No entanto, a arbitragem teria cometido um erro ao não registrar sua entrada na súmula do jogo contra o Athletic-MG.