Câmara de Porto Alegre instala CPI para investigar incêndio da Pousada Garoa

Foto: Marlon Kevin/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na manhã de quarta-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as circunstâncias do incêndio na Pousada Garoa, tragédia que resultou na morte de 11 pessoas.

O vereador Pedro Ruas (PSOL), proponente e presidente da comissão, abriu os trabalhos destacando a responsabilidade do Legislativo na fiscalização do caso. A CPI buscará esclarecer os fatores que levaram ao incêndio e ouvirá depoimentos de envolvidos, incluindo o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, o delegado responsável pela investigação e representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), além de antigos e atuais proprietários da pousada.

As reuniões da CPI acontecerão às segundas-feiras pela manhã, no Plenário Otávio Rocha. A próxima sessão está marcada para 10 de março, às 9h30, quando serão definidos o vice-presidente e o relator, além da aprovação do plano de trabalho.

Membros da CPI

Pedro Ruas (PSOL) – Presidente
Alexandre Bublitz (PT)
Coronel Ustra (PL)
Erick Dênil (PCdoB)
Gilvani o Gringo (Republicanos)
Giovani Culau e Coletivo (PCdoB)
Hamilton Sossmeier (PODE) Marcos Felipi (Cidadania)
Mauro Pinheiro (PP)
Moisés Barboza (PSDB)
Rafael Fleck (MDB)
Ramiro Rosário (NOVO)

A CPI pretende aprofundar as investigações sobre as responsabilidades do incêndio, garantindo transparência e apuração rigorosa dos fatos.