Foto: Divulgação
Uma reunião virtual para discutir demandas reprimidas na cidade do Rio Grande na área da Saúde foi realizada nesta semana e definiu, por parte da Secretaria Estadual da Saúde (SES), pela habilitação de mais leitos hospitalares para a Santa Casa do município. A decisão passará a valer a partir do dia 1º de setembro e seguirá somente até o final do ano.
Segundo a secretária municipal de saúde, Zelionara Branco, por não haver a habilitação por parte do governo federal de mais leitos de internação e de UTI, conforme pedido encaminhado durante o período da enchente, a secretária Arita Bergmann definiu atender a solicitação da prefeitura e da Santa Casa e habilitar os novos leitos com ônus para o Estado, temporariamente e até o final do ano.
A partir desta decisão, a instituição contará com mais cinco leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave e outros 10 leitos de suporte ventilatório, a partir de domingo (1º). Enquanto isso, será realizado um estudo, a fim de verificar se há necessidade de se manter essa ampliação de leitos.
Segundo nota enviada pelo Executivo, após as definições aprovadas pela secretária Arita Bergmann, a Secretaria da Saúde do Rio Grande está formalizando os pedidos de mais leitos de UTI temporária. “A SMS providencia, ainda, a habilitação de outros 20 leitos clínicos para dar suporte ao Pronto Socorro da Santa Casa que se encontra hoje sobrecarregado“.