Foto: Reprodução
O final de semana trouxe o retorno da chuva forte ao Rio Grande do Sul, com previsão de persistência até segunda-feira (5). Em resposta, a Defesa Civil emitiu um alerta no final deste sábado (3) sobre o risco de elevação em arroios, córregos e rios menores, com possibilidade de pequenas inundações nas regiões ribeirinhas da Metade Sul e da Região das Missões.
Segundo o comunicado, as bacias destacadas em amarelo no mapa incluem: Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.
A Defesa Civil também emitiu um alerta para segunda-feira (5) e terça-feira (6) devido à possibilidade de vendaval na Região Metropolitana. O comunicado prevê chuvas fortes, rajadas de vento e queda de granizo, com risco de alagamentos pontuais e aumento dos níveis de córregos, arroios e pequenos rios, mas sem grandes inundações.
Na segunda-feira, o alerta indica risco de chuva pontualmente forte, com volumes entre 25 e 40 milímetros por dia. O dia terá algumas aparições breves do sol, mas condições para episódios de chuva recorrente. Na terça-feira, as instabilidades continuam, com volumes de chuva ainda maiores, entre 40 e 60 milímetros por dia.