Foto: Alex Rocha/PMPA
Na manhã desta segunda-feira (22), a Trensurb iniciou a inclusão de duas novas paradas entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Mercado, em Porto Alegre.
Esta mudança, que visa melhorar o serviço de baldeação oferecido pelo sistema de transporte, ocorre uma semana após o início da operação do serviço de ônibus gratuito interligado ao metrô, onde a passagem de trem permanece com o custo de R$ 4,50.
Inicialmente, com o trajeto direto até o centro de Porto Alegre, surgiram reclamações dos usuários que precisavam descer nas paradas da zona norte da cidade devido ao custo mais alto da passagem, de R$ 6,85. Em resposta, na última sexta-feira (19), a Trensurb anunciou novas paradas para acomodar esses passageiros.
No entanto, a demanda aumentou e as filas para os ônibus se estenderam significativamente, com esperas de até 20 minutos nas primeiras horas da manhã.
Adicionalmente, algumas pessoas continuam desatendidas pelo novo sistema e precisam pagar por outros meios de transporte. Isso inclui usuários das estações Fátima e Niterói, em Canoas, e Anchieta e São Pedro, em Porto Alegre, que optam por utilizar serviços convencionais da empresa Transcal. Estes passageiros relatam uma diminuição na oferta de ônibus e longas filas formadas antes das 7h.
A Trensurb detalhou as novas paradas dos ônibus que começaram a operar a partir desta segunda-feira:
- Partidas da Estação Mathias Velho para a Estação Mercado, com desembarques apenas nas estações Aeroporto e Farrapos, operando das 5h15min às 23h50min.
- Partidas da Estação Aeroporto para a Estação Mathias Velho, com parada apenas para embarque na Estação Farrapos, das 6h20min às 9h e das 16h às 22h10min.
- Partidas da Estação Mercado com viagens diretas para a Estação Mathias Velho, das 5h30min às 22h10min.