Trump é condenado por fraude contábil para silenciar atriz pornô 

Foto: Reprodução

Numa decisão unânime, o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato pelo Partido Republicano, Donald Trump, foi condenado em todas as 34 acusações, algo inédito na história do país. O caso que derrubou o castelo de cartas do grandão foi a fraude contábil realizada pra calar a atriz pornô Stormy Daniels, conforme anunciou a Justiça de Nova York nesta quinta-feira (30).

Trump enfrentou acusações de falsificação de documentos comerciais para ocultar um pagamento de 130 mil dólares à atriz pornô Stormy Daniels, com o objetivo de evitar publicidade negativa antes das eleições de 2016.

Durante o julgamento, que durou dois dias, o júri de 12 pessoas analisou provas e ouviu testemunhos, incluindo o do ex-advogado de Trump, Michael Cohen, que testemunhou ter realizado os pagamentos com o conhecimento de Trump. Apesar do ex-presidente negar as acusações e o próprio relacionamento com a atriz, ele criticou fortemente o processo judicial ao sair do tribunal.

Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto. Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país.“, disse ele.

Ainda que condenado, Trump tem a possibilidade de concorrer novamente à presidência nas próximas eleições, mantendo-se à frente de seu rival de 2020, o atual presidente Joe Biden, nas pesquisas eleitorais. O ex-presidente planeja apelar da decisão enquanto responde a outros três processos criminais. Estes processos, juntamente com o atual, não impedem sua candidatura, permitindo que ele continue sua campanha em liberdade.

A internet reagiu:

A capa do New Yorker: