Foto: Divulgação/Governo do RS
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (06) a adoção da quimioprofilaxia para prevenção de leptospirose, orientada para pessoas que tiveram contato prolongado com águas de enchente e para equipes de resgate e voluntários que também estiveram expostos de maneira significativa.
A medida foi divulgada por meio de uma Nota Técnica conjunta com a Sociedade Brasileira e Gaúcha de Infectologia.
A quimioprofilaxia, que consiste no uso preventivo de medicamentos para diminuir o risco de infecção após exposição a agentes infecciosos, é recomendada em situações de alto risco como as que se observam no estado atualmente.
Leptospirose, a doença alvo desta prevenção, é uma infecção bacteriana transmitida principalmente através do contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados. Os riscos de transmissão aumentam significativamente após enchentes, devido ao contato com águas que podem estar contaminadas.
Para aqueles que retornam às suas casas em áreas afetadas, é recomendado, sempre que possível, o uso de botas e luvas para minimizar o contato direto com a água suja ou lama.
O tratamento preventivo indicado é a administração de Doxiciclina — 200 mg por via oral em dose única para exposição prolongada e semanalmente para equipes de socorro. Para crianças, a dosagem varia conforme o peso, sendo 4 mg por quilo também em dose única.