Helicópteros do exército vão auxiliar moradores ilhados em Bento Gonçalves

Foto: Reprodução/X

Em Bento Gonçalves, cerca de 60 pessoas ilhadas devido às enchentes em áreas rurais serão resgatadas por aeronaves do Exército Brasileiro. O 6º Batalhão de Comunicações confirmou a chegada de dois helicópteros Panther, após coordenação com o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos.

Entre as missões, estão helicópteros que vão fazer o transporte de engenheiros e técnicos da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) até a barragem da Usina Hidrelétrica Monte Claro.

Essa barragem enfrenta risco de colapso devido ao excesso de água, com a casa de máquinas já inundada, criando uma situação emergencial. Os técnicos realizarão a abertura manual para reduzir a pressão sobre a barragem.

A operação de resgate se centraliza no salão paroquial de Faria Lemos, localizado a aproximadamente cinco quilômetros de Linha Alcântara, onde cem pessoas estão abrigadas e isoladas pelos bloqueios nas estradas.

A autorização para os voos dos helicópteros foi atrasada devido às condições climáticas adversas, que inicialmente impediram o voo seguro das aeronaves.

Desde a tarde de quarta-feira (1), outras operações de resgate já conseguiram retirar 83 pessoas da localidade de Tuiuty e mais 53 das áreas de Caminhos de Pedra e Paulina Baixa, que foram encaminhadas para a segurança em casas de familiares.