Feita por rochas, estrada alternativa para Porto Alegre deve ficar pronta em três dias

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Na manhã desta quinta-feira (9), caminhões e escavadeiras estão trabalhando intensamente no centro de Porto Alegre para construir um acesso alternativo entre a Avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição. A região, que continua completamente inundada com a água alcançando 2 metros de altura, necessita de rotas suplementares para veículos de emergência e serviços urbanos.

Operando sem interrupções, as máquinas estão depositando pedras para formar uma pista única no trecho afetado. O projeto prevê a cobertura de uma área de cinco mil metros cúbicos com rochas, com a utilização de aproximadamente 1,4 mil pedras por metro cúbico, totalizando mais de 7 mil toneladas.

De acordo com as equipes das Secretarias de Serviços Urbanos (SMSUrb) e de Obras e Infraestruturas (Smoi), a expectativa é que a obra seja concluída em apenas três dias. Além de facilitar o trânsito de veículos de emergência, a nova via também visa melhorar o acesso para caminhões de coleta de lixo, que têm encontrado dificuldades devido à inundação.

Estima-se que cerca de 30 carretas deixarão de circular pela área afetada, diminuindo o impacto das enchentes sobre os serviços urbanos essenciais.