Enchentes atingem Rio Grande e deixam centenas de pessoas desabrigadas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande

Na tarde de terça-feira (7), as águas da Lagoa dos Patos transbordaram, causando inundações em várias ruas da cidade de Rio Grande. De acordo com informações da prefeitura local, pelo menos 229 moradores tiveram que deixar suas casas, e espera-se que esse número cresça nas próximas horas.

As regiões mais afetadas incluem: Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Ilha da Torotama, Lagoa, Saco da Mangueira, Barra, outras áreas ribeirinhas.

Por volta das 10h20, o nível da lagoa alcançou 1,34 metros, estando 54 centímetros acima do considerado seguro. Entre os afetados, 36 pessoas estão desabrigadas e 193 desalojadas, tendo que buscar refúgio temporário, mas com algum suporte de alojamento. A cidade está operando cinco abrigos para assistência.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo um aviso de grande perigo para o extremo sul do estado. Chuvas intensas, podendo ultrapassar os 100 milímetros em 24 horas, são esperadas, potencializando ainda mais a situação de emergência na área.