Dmae restabelece operação dos sistemas Menino Deus e Tristeza em Porto Alegre

Reprodução

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre anunciou, no final da tarde desta terça-feira, 7, a retomada das operações dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) Menino Deus e Tristeza. Com isso, quatro das seis principais estações de tratamento da cidade estão agora em funcionamento, contando com a colaboração da CEEE-Equatorial nos trabalhos.

A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus, que ficou sem energia desde segunda-feira, 6, é responsável pelo fornecimento de água a 38 bairros da cidade. O sistema Tristeza também foi religado, embora os bairros especificamente impactados por este sistema ainda não tenham sido detalhados pela prefeitura.

“Agora, nossos esforços se concentram na retomada do Sistema Moinhos de Vento, crucial para o abastecimento da maioria dos hospitais de Porto Alegre”, afirma Mauricio Loss, diretor-geral do Dmae.

Ainda segundo o Dmae, o sistema das Ilhas, que foi gravemente afetado, necessitará de reconstrução completa. O fornecimento de água será gradual, com áreas mais distantes da rede podendo experienciar maior demora para o restabelecimento completo. As estações de tratamento Menino Deus e Tristeza se juntam aos sistemas Belém Novo e São João, que já estavam operacionais.