Foto: Divulgação/Unimed Nordeste-RS
Desde o dia 3 de maio, o Aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul, tornou-se o principal ponto de entrada de ajuda humanitária por via aérea para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Este aeródromo assumiu a função após o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficar inacessível devido às inundações. Até o momento, 49 aviões aterrissaram em Caxias do Sul, trazendo mais de 20 toneladas de donativos.
A operação de recebimento e distribuição dos donativos é coordenada pelo 3° Grupo de Artilharia Antiaérea (3°GAAAe) do Exército, que também trabalha na triagem e na segurança dos materiais. As doações são posteriormente encaminhadas à Defesa Civil, que as distribui para as áreas afetadas.
Entre os colaboradores desta grande corrente de solidariedade, estão companhias aéreas como Azul, Gol e Latam, que operam tanto voos regulares quanto especiais para o transporte dos donativos. Além de aeronaves de grande porte, helicópteros e aviões de pequeno e médio porte também têm sido fundamentais na logística, inclusive um avião enviado pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima.
Dentre os itens doados, destacam-se:
- Água: 18.671 litros
- Cestas básicas: 728 unidades, totalizando aproximadamente 8,3 toneladas
- Produtos de higiene pessoal: 1,7 tonelada
- Produtos de limpeza: 900 quilogramas
- Alimentos diversos: 4,4 toneladas
- Roupas: 2,9 toneladas
- Fraldas: 419 pacotes
- Materiais hospitalares: 2,6 toneladas
- Colchões: 135 unidades