Ziraldo, autor de Menino Maluquinho morre aos 91 anos e recebe homenagens na internet

Reprodução

O cartunista Ziraldo, um dos mais famosos e premiados cartunistas do Brasil, morreu dormindo na sua casa, às 15h. Oriundo de Caratinga (MG), o senhor com o icônico cabelo grisalho também fundou O Pasquim, um tablóide que lutava com o regime militar, e criou a Turma do Pererê, Jeremias, O Bom, Mineirinho e Supermãe. Muitos se prontificaram a homenagear o autor:

Sobre o Ziraldo:

Ziraldo Alves Pinto, conhecido simplesmente como Ziraldo, foi um dos mais influentes cartunistas, escritores e ilustradores brasileiros, marcando gerações com sua obra vasta e diversificada. Nascido em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo teve uma carreira prolífica que atravessou várias décadas, deixando um legado imenso na cultura brasileira.

Ziraldo começou sua carreira nos anos 1950 como ilustrador e cartunista em jornais e revistas, destacando-se rapidamente por seu estilo único e humor afiado. Ele foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, que se tornou símbolo da resistência contra a ditadura militar brasileira (1964-1985), através do humor e da sátira política.

Entre suas obras mais conhecidas, destaca-se “O Menino Maluquinho” (1980), um livro infantil que conta a história de um garoto alegre e imaginativo, facilmente reconhecível pela panela que usa na cabeça. Este livro tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira, inspirando filmes, peças teatrais e uma série de produtos licenciados.

Além de “O Menino Maluquinho”, Ziraldo criou outros personagens memoráveis e livros que se tornaram queridos pelo público, como “A Turma do Pererê”, a primeira revista em quadrinhos brasileira totalmente colorida, e “Flicts”, uma história sobre a busca por aceitação e o valor da diversidade.

Ziraldo teve um impacto profundo na cultura brasileira, não apenas através de seus livros infantis, mas também por sua atuação como cartunista e artista gráfico. Ele contribuiu para a formação de uma identidade visual brasileira no humor gráfico e na literatura infantil, sendo pioneiro na utilização de uma linguagem visual e textual que dialogava diretamente com as crianças e adultos de seu tempo.

Sua obra é marcada pela capacidade de abordar temas complexos de maneira acessível e encantadora, contribuindo para a educação e formação crítica de várias gerações de brasileiros. O humor, a criatividade e a sensibilidade de Ziraldo permeiam suas criações, tornando-as atemporais e universais.

A morte de Ziraldo representa uma grande perda para a cultura brasileira. Ele deixou um legado de criatividade, resistência e amor pela arte de contar histórias que continua a inspirar escritores, artistas e leitores. Seu trabalho transcendeu gerações e permanecerá vivo, celebrando a capacidade humana de sonhar, rir e transformar o mundo através da arte.

Ziraldo foi um artista essencial para entender a história cultural do Brasil no século XX e início do século XXI, seu trabalho continua a ser um importante ponto de referência para a literatura, o humor gráfico e a ilustração no país.