Seis pessoas são presas por usarem porcos vivos para treinarem cães de caça no RS

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil efetuou a prisão em flagrante de seis pessoas suspeitas de participação em um grupo que mantinha porcos vivos para treinar cães de caça na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A ação executou 27 mandados de busca e apreensão, abrangendo 18 indivíduos em Taquari, Triunfo, Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos.

Segundo as autoridades, a investigação, que teve início em maio de 2023 após denúncias anônimas, descobriu que os envolvidos obtinham autorização para abater javalis, porém, ilegalmente, usavam essa permissão para caçar animais silvestres. Utilizando armas, eles empregavam cães que também sofriam maus-tratos junto com os porcos.

Durante as investigações, a Polícia Civil conseguiu acesso a vídeos que registravam os ataques dos cães aos porcos. Dois porcos feridos foram resgatados durante as buscas desta quarta-feira, além de um cachorro também ferido. Há suspeitas de que vários cães tenham sofrido graves ferimentos em confrontos com javalis durante as caçadas, e a utilização de coleiras de choque também está sob investigação.

Além disso, a polícia apreendeu carne sem procedência, suspeita de ser de javali, em refrigeradores de propriedades alvo dos mandados judiciais. A investigação também aponta o envolvimento de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs), que devem ser identificados e responsabilizados.

Os suspeitos serão acusados de uma série de crimes, como caça ilegal, maus-tratos a animais domésticos e silvestres, porte e posse ilegal de arma de fogo e munições, associação para cometer crimes e infrações contra a relação de consumo. Se condenados, podem enfrentar penas de até 17 anos de prisão, conforme esclareceu a delegada Samieh Bahjat Saleh.