Prefeituras do Litoral Norte pedem presença permanente de policiais nas cidades após chacina em Cidreira

Foto: Divulgação/CBM

A recente chacina que ocorreu em Cidreira e resultou em cinco mortes, traz à tona a preocupação dos prefeitos do Litoral Norte com o conflito entre duas facções do tráfico de drogas na região.

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) marcou uma reunião com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para esta quarta-feira (16), buscando um reforço policial permanente para as cidades.

Os prefeitos vão apresentar dados da própria Secretaria para dar peso em seu posicionamento. Em Balneário Pinhal, por exemplo, já foram registrados cinco homicídios nos primeiros três meses de 2024, em comparação com apenas um no mesmo período do ano anterior.

Em Cidreira, embora tenham sido dois homicídios até março, o número tende a aumentar com a recente chacina neste mês.

A prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco, pedirá a reinstalação do posto da Brigada Militar no município, fechado desde 2016. Ela argumenta que a população, que ultrapassa 20 mil habitantes, merece uma atenção especial da corporação.

No entanto, os desafios enfrentados pelas autoridades locais não se limitam apenas à segurança. A ausência de delegacias com plantão após o horário comercial é outro obstáculo. Com as delegacias de Cidreira e Balneário Pinhal sem atendimento noturno, os policiais precisam se deslocar até Imbé, a mais de 30 quilômetros de distância, para registrar ocorrências. Isso representa uma redução na disponibilidade de viaturas para o policiamento local.

O comandante de policiamento do Litoral Norte, coronel Humberto Fagundes Medeiros, afirmou que os policiais da região estão “trabalhando o máximo possível para garantir a segurança e a tranquilidade da população”.

“Então, o que nós estamos fazendo até o momento é o adequado. À medida que as coisas forem evoluindo no quesito investigação policial, que a Brigada também possa auxiliar a Polícia Civil também, indicando os criminosos que estão praticando esses crimes e eles forem presos, à medida que isso for acontecendo passo a passo, a tendência aqui na nossa região do litoral é que se acalme toda essa situação e se tenha tranquilidade e se tenha paz”, enfatizou.