Prefeitura de Caxias do Sul abre 20 vagas em casas de acolhimento para pessoas em situação de rua

Foto: Freepik

A prefeitura de Caxias do Sul promoveu uma medida para lidar com a alta demanda por abrigo na cidade. Uma semana após anunciar a lotação nas casas de acolhimento, foram oficialmente abertas mais 20 vagas emergenciais no Programa de Apoio à Saída da Rua (PAS Rua), localizado no bairro Cidade Nova.

Com essa iniciativa, a Fundação de Assistência Social (FAS) agora tem capacidade para atender diariamente 140 pessoas em situação de rua.

Georgia Tomasi, presidente da instituição, explicou que a decisão de abrir novas vagas foi motivada pela alta demanda por acolhimento. Ela enfatizou a importância de ampliar o número de vagas para atender às necessidades emergenciais. Além disso, ressaltou o compromisso da prefeitura em desenvolver propostas mais eficazes para lidar com a situação das pessoas em situação de rua.

Durante esta semana, serão divulgados dados coletados durante a força-tarefa realizada em março, incluindo o número de abordagens e pessoas encaminhadas para suas cidades de origem. Estimativas recentes indicam que aproximadamente 750 pessoas estão em situação de rua em Caxias do Sul, com base no Cadastro Único.

Desde fevereiro, uma força-tarefa envolvendo servidores da FAS, da Codeca, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Guarda Municipal tem trabalhado para atender as necessidades desse público.