PF prende dez suspeitos de tráfico internacional de cocaína pelo Porto de Rio Grande

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu 10 pessoas suspeitas de tráfico internacional de cocaína pelo Porto de Rio Grande, no Sul do estado, nesta terça-feira (16). Segundo a PF, o grupo contava com mergulhadores para esconder a droga em compartimentos externos nos navios de carga.

Esses compartimentos, localizados abaixo da linha d’água, são utilizados para resfriar o motor, descarregar a água do navio e auxiliar no sistema de combate a incêndio.

Quatro pessoas foram presas no Rio Grande do Sul e as outras seis foram detidas no Paraná, em Santa Catarina e até mesmo na Alemanha. Segundo o delegado Matheus Vivacqua Cechet as investigações devem continuar para tentar localizar outros elementos de prova e possíveis outros integrantes da organização.

Em agosto de 2023, o grupo transportou 198 kg de cocaína para o Porto de Las Palmas, na Espanha. Na época, a droga foi apreendida pela guarda civil espanhola. A PF conta com o apoio da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e da Polícia da Alemanha para cumprir mandados de prisão no exterior.

A investigação teve início em 2022 após denúncias de tráfico pelo Porto, resultando em 38 mandados contra o grupo – 12 de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão nos estados do RS, SC e PR. A operação é chamada de Escafandria, nome do método utilizado pelos traficantes.

Fonte: Portal G1