MetSul emite alerta de perigo de chuva excessiva, semelhante aos extremos de 2023, para os próximos dias

Foto: Pexels

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta, advertindo para um cenário de intensa instabilidade e perigoso por excesso de precipitação e risco de temporais nestes últimos dias de abril e no começo de maio no Sul do Brasil, em particular no estado do Rio Grande do Sul, onde a chuva deve ser mais excessiva com acumulados de precipitação muito altos a localmente até extremos.

Segundo a MetSul, os acumulados devem ser tão altos em alguns pontos em tão curto período, em apenas cerca de uma semana, que grande número de localidades gaúchas pode atingir 100% a 200% da precipitação média histórica de abril ou maio.

As médias históricas de precipitação para o mês de abril no RS são, por exemplo, de 111 mm em Pelotas, 112 mm em Bom Jesus, 114 mm em Porto Alegre, 134 mm em Caxias do Sul, 137 mm em Encruzilhada do Sul, 140 mm em Passo Fundo, 151 mm em Passo Fundo, 155 mm em Cruz Alta, 162 mm em Uruguaiana, 173 mm em Bagé, e 194 mm em São Luiz Gonzaga.

Segundo a nota, os acumulados excessivos de precipitação não vão se produzir em um ou dois dias, mas na soma de vários dias de instabilidade. O que se está a alertar é para um período prolongado de instabilidade em que vários dias seguidos com registro de precipitação devem terminar com volumes expressivamente altos de chuva em grande parte do território gaúcho.