Homem é preso com peiote em Porto Alegre: Entenda o caso

Foto:  Polícia Civil/Divulgação

Na quarta-feira (10), um jovem de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na Zona Norte de Porto Alegre. A Polícia Civil prendeu o suspeito com peiote, um cacto mexicano com propriedades alucinógenas.

A investigação policial durou 45 dias e começou com a vigilância de um homem que distribuía drogas sintéticas em eventos na cidade e na região metropolitana. Após obter mandados de busca e apreensão, a polícia encontrou o suspeito em posse de 66 comprimidos de ecstasy, 18 pontos de LSD, além de balanças e telefones celulares.

O suspeito, sem histórico criminal, foi levado para a delegacia para registro do caso. Agora, as autoridades buscam descobrir como essa substância estava sendo trazida para o Rio Grande do Sul.

O peiote, também conhecido como mescal, é uma planta sem espinhos que produz a mescalina, uma substância psicodélica. O suspeito, segundo a investigação, usava essa substância na venda de drogas sintéticas.

Embora seja proibida no Brasil, a mescalina do peiote é procurada por seus efeitos psicodélicos. Pode ser consumida de várias formas, como ingestão, em pasta ou em chás, com os efeitos surgindo cerca de uma hora depois e durando até 10 horas. Essas drogas, de origem desconhecida, podem causar alucinações, taquicardia, surtos psicóticos e até levar à morte.