Ciclone extratropical trará primeiro frio intenso de 2024 no RS

Foto: Agência Brasil

Com a chegada do primeiro frio mais intenso do ano, o Rio Grande do Sul está se preparando para registrar suas temperaturas mais baixas nos próximos dias. A Climatempo alerta que uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, trará queda brusca nas temperaturas a partir de hoje (17).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, onde os termômetros marcaram mínima de 23°C na terça-feira (16), espera-se uma redução de mais de 10 graus. Essa diminuição já começará a ser sentida a partir desta quarta-feira.

A previsão é de geada, principalmente nas áreas mais elevadas da Serra do Rio Grande do Sul, prevista para quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

A frente fria responsável pela queda nas temperaturas se formou na terça-feira (16) entre o Brasil, Uruguai e Argentina, segundo a Climatempo, causando chuvas intensas na Região Sul do Brasil.

Previsão do Tempo

Quarta-feira: O tempo volta a ficar firme em todo o Estado, com destaque para a redução das temperaturas no RS. Na região Central, Oeste, dos Vales e da Campanha, o sol predomina sem nuvens. Nas demais regiões, algumas nuvens podem aparecer, mas sem risco de chuva. As rajadas de vento podem atingir entre 51 e 70 km/h entre Tramandaí e Torres. Nas regiões Sul, Campanha, Metropolitana de Porto Alegre e Serra, as rajadas podem chegar até 50 km/h.

Quinta-feira: O tempo continua firme em todo o estado, com predominância de sol sem nuvens na maior parte do RS. No Litoral, pode haver nebulosidade, mas sem chuva. Destaque para a previsão de nevoeiro na Campanha e no Norte.

Sexta-feira: O tempo permanece firme, sem chuva, com previsão de nevoeiro para a Região dos Vales. As temperaturas continuarão reduzidas no estado, com alerta para geada na Serra Gaúcha.

Sábado (20): O tempo volta a ficar instável nas regiões Norte e Noroeste do RS, com previsão de pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas, o tempo permanecerá firme, sem chuva.